13.7.06

A VISITA DO SENHOR BISPO...(Hoje apetece-me entrar na política!)

Não consigo levar a sério o Presidente da República. Aquilo não cola. Cavaco Silva (CS) anda pelo país a pregar a inclusão. Agora são as criancinhas violentadas. Amanhã serão as velhinhas esquecidas. Depois os "sem abrigo" nas grandes cidades. ETC! ETC!
C. Silva era (ou parecia...) autêntico como Primeiro-Ministro. Tinha um estilo, de que se gostava ou não. Era autêntico, por exemplo, na sua "ileteracia", confidenciando inocentemente que andava a ler o "Mau tempo no Canal" por conselho da mulher, professora das literaturas.
A sua marca como PM foi a de alguém que considerava necessário racionalizar a economia, mesmo que isso custasse desemprego e emagrecimento dos serviços do Estado. Mais tarde falou na necessidade de eliminar "o monstro", as excessivas despesas públicas.
Ccavaco S. foi eleito PR com esse aval de seriedade e rigor na economia.
O que vemos agora?
Cavaco Silva em missão humanitária pelo pais, lembrando a todos que há miséria, exclusão, pobreza... Chega a qualquer terrinha, é o espectáculo que se via antigamente, quando vinha o Senhor Bispo: altas individualidades locais com seus fatinhos a cheirarem a naftalina, damas com ar de madrinhas de casamento, criancinhas alinhadas e compostinhas... E depois chega sua Exª, com ar seráfico de profeta da boa nova. Inicia-se o ritual, a visita e o discurso. Este, então, é lido com semblante compungido, por vezes severo, fustigando os egoísmos, atirando «verdades duras como punhos» à cara de uma sociedade edonista que ignora tanta desgraça.
O que é que não cola aqui?
Cavaco Silva, na sua preocupação de denúncia, está a transmitir uma mensagem que ele, como Primeiro Ministro, combateu: é que a solução para tantos males só é possível com mais Estado, mais serviços de apoio, mais instituições de solidariedade, mais técnicos de serviço social, mais psicólogos...
A não ser que CS acredite que a solução venha da iniciativa privada, que esta se mobilize para incluir os excluídos, que gaste em solidariedade social o que sonega ao Estado com a fuga aos impostos. Mas se assim fosse, em vez de estar hoje em Oliveira de Azeméis, Cavaco Silva estaria em reunião com a administração da GM da Azambuja, a tratar da inclusão dos mil e tal novos desempregados...
Não, não consigo levar a sério o Presidente da República.
E se ele visitar a minha terrinha, vou aproveitar para aprender a pescar à linha na praia de Santa Cruz...

Sem comentários: