28.6.06

A "NOSSA" ASSOCIAÇÃO

Cidadania é isto, também: estar numa associação e dar um contributo para o interesse comum.
Integrei-me na Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras e encontrei muitas possibilidades de dar largas ao meu gosto pelas coisas da História Local.
E como História é memória e sem esta nenhuma comunidade sobrevive, nós procuramos fazer daquela associação um LUGAR ONDE se preserve a memória das gentes torrienses.
Estamos empenhados em duas acções paralelas e complementares:
=» Campanha pelo restauro do Chafariz dos Canos.
=» Divulgação do Centro Histórico de Torres Vedras através de visitas guiadas nos segundos e
quartos Sábados de cada mês.
A primeira está em marcha com a preparação de um dossiê sobre aquele que é, indiscutivelmente, o grande monumento de Torres Vedras, Monumento Nacional desde 1910.
Esse trabalho destina-se a ser apresentado à Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais para que, como entidade da tutela, arranque com o necessário restauro.
A segunda acção, iniciada em Maio deste ano, tem sido um êxito. Já se fizeram três visitas e tem havido público. Na mais recente (24 de Junho), guiada pelo Prof. Venerando de Matos, participaram 15 pessoas.
Não quero maçar... Irei dando notícias...
Há uma foto antiga do Chafariz, tirada nos anos 60. Tem má qualidade mas dá para perceber o que era aquele largo sem o "monstro" do prédio que ali foi construído, no lado norte, em 1972, num atentado de lesa-património que só foi possível com a conivência de muito boa gente desta terra...

Sem comentários: