6.12.06

Ah! Bom! Haja quem diga em voz alta depois de governar em voz baixa...

UMA ENTREVISTA A LER






Joaquim Azevedo foi Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e é, actualmente, coordenador do debate nacional de Educação lançado pelo Conselho Nacional de Educação.
Numa entrevista no Público de 4 de Dezembro (e que foi transmitida dias antes pela Rádio Renascença) diz coisas interessantes. No fundamental defende o esvaziamento do Ministério de Educação e a "devolução da escola aos seus actores".


Frases em destaque:

"Em Portugal até saiu legislação sobre o formato dos cacifos nas escolas..."

"Estamos ao mesmo tempo a descredibilizar a escola e a mandatá-la para fazer tudo o que a sociedade e as famílias não fazem. É suicidário."

"Carregamos a escola com todos os fardos da educação e das debilidades sociais e depois deixamo-la sozinha a resolver todos os problemas."

Acrescento:

Dar voz e autonomia às escolas? Tudo bem, desde que haja acompanhamento regular da parte de um órgão central. Não uso propositadamente a palavra "inspecção" porque tem uma carga pejorativa.

O acompanhamento destina-se a dissuadir as perversões da autonomia. É que há por aí muitos Albertinhos Jardinzinhos disfarçados, que só esperam a oportunidade de poderem mandar em alguém. E eu não queria acabar a minha carreira profissional a aturar ditadores de trazer por casa...Mal por mal, antes a Dona Milu, que não preciso de ver todos os dias...

1 comentário:

Anónimo disse...

Este não é caso único!!!!!
De repente, os ex- andam todos a opinar sobre o mundo "EDUCACIONÁRIO"...
O mais engraçado é que enquanto lá estiveram a"OBRA" foi tão primorosa que deixou marcas indeléveis, insolúveis, e outras coisas mais...que eu não digo (mas penso!!!!!!)
É preciso ter cara de pau!!!! E desses já temos o PINÓQUIO!!!!