29.12.06

Mais uma página LUGAR ONDE

No Badaladas, semanário regional de Torres Vedras, 29 de Dezembro:


Desta vez foi o tema dos blogues. E uma pequena homenagem ao amigo poeta torriense Fernando Jorge Fabião, a propósito do seu belíssimo "Lamento da Artesã"



COISA RARA...

Hoje um amigo mandou-me alguns poemas, numa carta à antiga. Maneira de me dizer:"Ei, como vai isso por aí?" Receber uma carta na caixa do correio! Coisa rara, hoje.
Li e gostei. Trata-se de um pequeno conjunto de poemas intitulado “LAMENTO DA ARTESÔ, o qual recebeu em Setembro deste ano o 1º Prémio do Concurso Literário Irene Lisboa.
“Fala de um outro ritmo e, se calhar, de um tempo que está a acabar” – diz-me o autor, Fernando Fabião, torriense nosso bem conhecido desde a primeira página LUGAR ONDE. Que diz ainda: “Face aos tempos infaustos do presente é necessário, cada vez mais, o poder da literatura para abrir janelas, criar instrumentos de felicidade”. Concordo e subscrevo. E aqui deixo alguns poemas soltos deste belíssimo “Lamento da Artesã”.


Primeiro

I
Abro a porta
e a manhã veste-se de alvoroço
vou bordar ( a sépia ) o teu nome
aprendi que sob uma letra
há sempre outra letra
atavio uma frase:
- um retalho de mar no teu recato

I I
um talento irredimível
viajar pelo tacto
acariciar a pele do céu


Último

I
Fecho a oficina:
o irreparável de uma vida
aprendi que o corpo é o não rasurável
um incêndio
na ardósia da noite

I I
Outra lição
o lado táctil da luz:
- os pássaros.

Fernando Fabião

BLOGUES: A NOVA ORDEM SOCIAL

Uma nova realidade está a impor-se no mundo da escrita: a chamada blogosfera, o
mundo dos blogues. O que é isto?

“Fundamentalmente, os blogues servem para as pessoas comunicarem umas com as outros.” – escreve Paulo Querido, professor universitário especialista nesta área.
Como a maior parte das coisas ligadas aos computadores, trata-se de uma realidade que no princípio mete medo e repele mas depois atrai e é útil.
O que é um blogue? É uma forma de escrever na Internet em que se cria um espaço pessoal que funciona como um caderno de apontamentos. Mas com vantagens infinitamente superiores. O que se escreve pode ser facultado ao público, basta que o desejemos e que alguém saiba – ou descubra casualmente – o nosso endereço e tenha interesse em ler. Nesse espaço, cuja leitura pode ser pública mas em que só o autor pode escrever mediante a introdução de uma palavra-chave, vão ficando arquivados todos os textos e imagens que se forem publicando. A forma de cada um criar o seu blogue é muito simples, basta seguir as instruções que abundam em muitos lugares da Net, como o SAPO, por exemplo, ou o CLIX.
Num mundo em que a escrita estava a cair em desuso, a “blogomania” veio introduzir um novo fascínio nesta forma de comunicação. As pessoas deixaram de escrever cartas, bilhetes-postais, mensagens longas. Reduziram-se às mensagens dos telemóveis com seus textos mal ortografados e repletos de abreviaturas. Mas agora, com a generalização dos blogues, a escrita está de novo a reinar. Há textos longos e curtos. Intercalados de fotos, de vídeos ou de outros recursos mais complexos. Cada blogue cria um mundo próprio, personalizado e variado.
Esta realidade é de tal modo avassaladora que todos os jornais estão a aderir a ela, incorporando-a nas suas páginas e usando-a regularmente. Os cépticos alegam que este é mais um modo de agarrar as pessoas ao teclado, afastando-as do convívio com os outros. Seria mau se essa fosse uma realidade recente. Mas não é. Cada época tem os seus espaços de convívio e não adianta ficarmos presos a uma visão romântica do passado. Até porque estas novas tecnologias estão a criar novos laços de comunicação entre as pessoas, sem limites de tempo ou distância.
Não há que ter medo. Estas novidades são para nosso uso, gozo e comodidade. Fazer delas veículos de aproximação entre os homens, vias de diálogo e de enriquecimento interior, é um desafio para todos.

A página do BADALADAS que o leitor está a ler neste momento também já tem o seu blogue desde há alguns meses. Com uma marca pessoal do seu autor, como não podia deixar de ser, e contribuindo para evidenciar que os jornais e a Internet podem ser complementares.

CRIAR O SEU BLOGUE

Desde que tenha uma prática mínima de navegação na Internet qualquer pessoa pode criar o seu blogue. Um caminho pode ser este: aceder ao site www.blogger.com. Aberta esta página, basta fazer as opções pretendidas, numa base de tentativas que podem levar ao fim pretendido em mais ou menos tempo.
Há muitos blogues acessíveis a qualquer pessoa. Basta clicar nos endereços que aparecem frequentemente em blogues conhecidos. Se tiver o Google como motor de busca poderá digitar “O JUMENTO” e verá o que sucede: entra num dos blogues mais interessantes, com comentários à vida portuguesa actual, fotos, etc. Pode ir a outros, como o “Blog da Sabedoria”. Ou “O Sizandro”, blogue de crítica ao universo autárquico de Torres Vedras. Ou ao LUGAR ONDE, passe a publicidade em casa própria.
Divirta-se e actualize-se, caro leitor. E que o ano de 2007 lhe traga dias bons e bonitos.



Sem comentários: