10.8.09

IMAGENS DO MEU OLHAR - Nª Srª dos Milagres - Freg. DOIS PORTOS, TORRES VEDRAS












"Não muito longe da Folgorosa [Dois Portos], no alto de um monte, a pequena capela de Nª Srª dos Milagres, com a sua pitoresca galilé, tem as paredes interiores revestidas com bons azulejos de tapete do século XVIII e um curioso tecto de masseira, de largos caixotões com pintura de ornatos de época posterior - final do século XVIII -, ostentando também legendas em latim tiradas dos textos sagrados. O ambiente conserva todo seu carácter. Quanto à capela-mor. precedida de arco triunfal com pinturas, é forrada com azulejos do século XVIII representando a Anunciação, a Adoração dos Pastores e Adoração dos Reis Magos. O tecto é também decorado com pinturas do século XVIII." (in Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1963)
É um passeio que vale a pena. Não fui ao interior da capela porque estava fechada e não procurei a chave na povoação mais próxima, Via Galega. Esta visita foi para apreciar bem todo o exterior da capela, a que se adossam várias dependências nas traseiras, possivelmente casas de apoio para os dias de romaria (ou "círio", como se diz nesta região). Panorama lindíssimo, apesar de o monte não ser muito elevado.
O dia pode acabar com uma refeição num restaurante de Via Galega, cujo nome não fixei mas que me gabaram muito, onde servem um bom Bacalhau à Lagareiro.

FOTOS © MÉON

7 comentários:

Maggie disse...

Olá!

Obrigada pela passagem pelo meu blog. Eu tb vou conhecendo melhor os arredores desta cidade que adoptei pelos seus blogs... e aprendo muito.

Bjs

Maria Faia disse...

Lugares belos e carregados de história aqui tão perto...
Agora que, por motivos profissionais caminho com frequência para Torres Vedras, aguçam-me ainda mais o aperite estas belas postagens, comnhecer o meu país tão próximo de mim mas... pelos vistos, tão longe!
Lá irei, talvez num fim de semana.
Obrigado pela partilha Méon.

Beijo amigo,
Maria Faia

Anónimo disse...

bom dia..
sem duvida que um lugar ..este da senhora dos milagres...lugar mágico..sagrado e maravilhoso...panorâmico...mira-se Montejunto...Sobral de Monte Agraço e até no horizonte poente a serra de Sintra...
joão matos reis
"apaixonado" por paisagens e futebol amador...entre outras paixões..
um dia falarei nos miradouros bonitos do nosso Portugal..que conheço...

João Veríssimo disse...

Caro Meon... Obrigado por mais uma visita à minha freguesia e por dar a conhecer um santuário magnífico, com uma paisagem extraordinária.

Luís Galego disse...

Ao ler este blog, sinto com vergonha que muita coisa no meu País eu ainda não conheço...um abração

♥ ♥ Eu disse...

A capela é maravilhosa e vista com seus olhos está mais sublime, é um lugar muito especial.

Um lindo domingo prá vc!

beijos!

Mariana disse...

Restaurante "Pôr do Sol", na Via Galega.