23.10.12

AMOR EM TEMPO DE CRISE





O programa PRÓS E CONTRAS  de ontem, na RTP 1, passou-me despercebido. Valeu-me a gravação que pude ver hoje aqui: http://www.rtp.pt/play/p40/e96563/pros-e-contras/263860

Para além da vantagem enorme de ter passado ao lado da crise como tema - recorrente e gerador de tédio, tantas são as vezes que ali se fala dele - o programa de ontem atreveu-se a falar de Literatura e de Cultura. Durante duas horas! O que levou Daniel Sampaio a iniciar a intervenção lembrando justamente que a crise pode ser ultrapassada pelo lado da Cultura.
O pretexto foram os cento e cinquenta anos da edição do AMOR DE PERDIÇÃO, de Camilo C. Branco.
Duas horas de boa e substancial conversa em que também participaram alunos do Ensino Secundário - na segunda parte do programa.

Duas questões centrais estiveram presentes:
1 - Camilo ainda é um autor actual? Qual a sua importância na nossa Literatura?
2 - Como é que os jovens de hoje vêem Camilo? Lêem-no?

O painel de convidados era de primeiro plano: Ministro da Educação, Nuno Crato; Vasco Graça Moura, director do CCB; Fernando Pinto do Amaral, director do Plano Nacional de Leitura; Daniel Sampaio; Maria Helena Buescu e o director da Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide.

Por último refira-se que Camilo e o Amor de Perdição estarão em destaque no Centro Cultural de Belém entre 22 e 27 de Outubro. Veja-se AQUI.

Sem comentários: