9.12.12

LER - para ler! Dezembro 2012



Sophia é chamariz, tá bem. Mas a revista tem muito mais do que isso. O espólio da grande escritora está na Biblioteca Nacional e, como diz a filha Maria Andersen, também escritora, o essencial já foi publicado. Restam os diários, pouco sistemáticos ( ainda bem!) mas ainda assim, pelo que se transcreve na revista, com a marca dela.



Para mim o mais interessante é a entrevista a Vitor Silva Tavares, um marginal da edição - é ele que o diz! - responsável pela editora &ETC.
Esta editora tem títulos que não encontramos em mais lado nenhum e recusa-se a reeditar os que estão esgotados. Feitios! Melhor: é o feitio do Vitor S. Tavares, um tipo à moda antiga, que vive no tempo intemporal ( eia!) que está para além do nosso tempo (confuso, não?). Olho para as fotos dele num escritório/loja/buraco (ele é que diz...) e parece-me ver um tempo antigo que já não há.


                                                                Foto scanizada da revista

Provocador, o Vitor, é assim que se sente bem. E ainda bem. Ali não há compromissos.
A entrevista é de Carlos Vaz Marques, que tem assinado outros belos trabalhos do género.
Leia-se o texto de arranque da conversa com o tal Tavares:


" Vítor Silva Tavares já cá anda há muito: fez muitos livros, conheceu muita gente, foi amigo de muitos e desamigo de ainda mais. Gosta de pôr tudo em causa. Mesmo tudo. Com 75 anos, reclama para si o direito a escolher os seus «albaneses», ódios de estimação determinados não apenas pelo sentido de justiça, como reconhece, deixando transparecer um certo gosto antigo pelo «terrorismo cultural». Faz em janeiro quatro décadas que deu início à aventura chamada &ETC .Começou por ser um magazine e transformou-se na editora que se recusa a ceder ao mercado: nunca reimprimiu um livro, nunca ninguém ali ganhou um tostão. Quarenta anos é um bonito número redondo para celebrar. O editor que não quer que lhe chamem editor garante, no entanto, que não vai comemorar nada. Talvez surja um volume de homenagem mas Vítor Silva Tavares está fora da jogada. Acha até bizarro que já haja quem esteja a preparar uma tese de doutoramento sobre a &ETC. Ele, com aquela figura de duplo de César Monteiro, descendo todos os dias ao «subterrâneo 3» da Rua da Emenda, ao Bairro Alto, continua a preferir dar sentido à máxima do amigo: «Vai e dá-lhes trabalho.»"


Esta LER, como já é costume, tem muito para ler: crónicas, recensões, notícias. Um texto sobre George Steiner, por exemplo, a propósito de mais um livro seu publicado pela Relógio d'Água com tradução de Miguel Serras Pereira ( uma garantia), A POESIA DO PENSAMENTO, mais um livro para a fila dos trezentos e trinta mil que gostava de ler...

Tanto para ler! O que vale é que só sai uma por mês...


Sem comentários: