12.12.12

MARIA DO ROSÁRIO PEDREIRA



Maria do Rosário Pedreira é uma profissional da edição mas é também escritora. Em 1996 estreou-se com A CASA E O CHEIRO DOS LIVROS e neste título está a essência da sua poesia: a casa onde tudo acontece, casa como espaço de vida e como metáfora de vida interior; e os livros, espaço onde se escreve a vida e a interioridade poética.
Em Setembro deste ano a Quetzal publicou a sua poesia reunida.

                                                        




Dei-te o meu corpo como quem estende
um mapa antes da viagem, para que nele 
descobrisses ilhas e paraísos e aí pousasses
os dedos devagar, como fazem as aves
quando encontram o verão. Se me tivesses

tocado, ter-me-ia desmanchado nos teus braços
como uma escarpa pronta a desabar, ou
uma cidade do litoral a definhar nas ondas.

Mas, afinal, foste tu que desenhaste mapas
nas minhas mãos - tristes geografias,
labirintos de razões improváveis, tão curtas
linhas que a minha vida não teve tempo
senão para pressentir-se. Por isso, guardo

dos teus gestos apenas conjecturas, sombras,
muros e regressos - nem sequer feridas
ou ruínas. E, ainda assim, sem eu saber porquê,
as ondas ameaçam o lago dos meus olhos.

O CANTO DO VENTO NOS CIPRESTES
Maria do Rosário Pedreira



1 comentário:

lis disse...

Gosto muito da escritora Maria do Rosário Pedreira, sempre reproduzo poemas dela,
este é lindo_ uma entrega total e a constatação do vazio,
excelente escolha que eu agradeço
com abraços