11.3.13

SEXO, ANJOS E NARCISOS: PERGUNTAS PERTINENTES.


                                       


Eduardo Pitta é poeta e ensaísta. Escreve em jornais e revistas. Tem o blogue DA LITERATURA
Da LER deste mês anoto as interrogações que deixou no seu espaço HETERODOXIAS: o que pensam e o que fazem os nossos escritores contemporâneos em relação ao momento político que vivemos? "Que pensam da falácia europeia, do desemprego sem freio, do empobrecimento geral..."?

Nomes como Rui Cardoso Martins, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, José Luís Peixoto, muitos outros: qual o seu lugar como cidadãos?

Eduardo Pitta recorda José Gomes Ferreira, Miguel Torga, Virgílio Ferreira, Sophia de Mello Breyner, Natália Correia, Urbano Tavares Rodrigues, muitos outros. Escritores que, antes de 1974, davam a cara, tomavam posição, tinham lugar na luta pela dignificação do homem. E eram presos, respondiam em tribunais políticos.

Perguntas pertinentes, sim. Actualmente os autores refugiam-se, resguardam-se. Procuram safar-se, vender. Aparecem nos Encontros de escritores e a sua preocupação é encontrar o texto original que marque posição no campeonato dos mais famosos.
Aparecer, escrever no JL, na Ler e na Actual, fazer parte de júris literários. Narcisos literários, alheados do sentir colectivo.

Eduardo Pitta prevê dias negros em que os desempregados venham finalmente para a rua. E conclui: "Nesse dia ninguém vai querer saber do sexo dos anjos para nada".

Sem comentários: