23.10.06

Outra vez escola




Não quero entrar num registo "corporativista" mas este também é um lugar de desabafos. Daí o que segue.

Parece-me que o problema do Estatuto da Carreira Docente é apenas financeiro: não é possível 150 000 professores atingirem o topo da carreira pois isso seria incomportável. Mais de 50% já lá estavam e muitos outros reformaram-se, nos últimos dez anos, com o último escalão.

Sendo assim ( e os números que tenho lido provêm dos mais diversos sectores), há duas ou três coisas que não percebo:

1 - porque é que a Ministra não diz isto claramente e manda o sr. Pedreira fazer malabarismos de linguagem que só confundem e não esclarecem?

2 - porque é que os anteriores ministros da educação do PS embarcaram ( e nós atrás deles... eles é que tinham os livros, eles é que sabiam...) no delírio de "tudo para todos"?

3 - porque é que nunca houve coragem para avaliar os professores de forma séria e credível, deixando que se estabelecesse uma avaliação desleixada, laxista?
Agora quere-se resolver tudo "à bruta" e doa a quem doer.


Pôr os professores na mira das armas do Min. da Educação é transmitir para a opinião pública a mensagem de que eles é que são o grande entrave para a melhoria da Escola Pública. Sem que nada se faça para ajudar a resolver o grave problema da indisciplina que grassa por muitas escolas, sobretudo as dos meios suburbanos.
Há escolas em que aos professores já quase só falta entrarem assim:



1 comentário:

avelaneiraflorida disse...

Avaliar não dói! não faz urticária!
Fazemo-lo , em consciência, de cada vez que entramos e saímos de uma sala de aulas...
Caso contrário, nunca mais voltaríamos!!!!
O que se pretende é uma AVALIAÇÂO EXTERNA SÈRIA, HONESTA,VERDADEIRA, ÙTIL...
feita por ALGUÉM que tenha a paixão de querer ensinar
( sentindo o que isso significa) e não por doutorados em marketing, estatística, economia e se entretenham "a botar bitaites de política"!!!!!
Pessoalmente, não me ralo nada que me avaliem ,desde que respeitem a minha consciência, e o rigor com que procuro lidar ,todos os dias,com os jovens que tenho à minha frente!!!! E Parece que me vão OBRIGAR a ficar por lá muitas mais décadas...
Tenho, no entanto, uma certeza: os dinossauros também se EXTINGUIRAM!!!!