6.5.07

TOMAR a sério...







Apetece sempre brincar com as palavras...

Desta vez resovi tomar a sério um espaço monumental único em Portugal: O Convento de Cristo. Há uma semana atrás, exactamente a esta hora, estava às portas deste magnífico monumento, com um grupo que foi acompanhado em toda a visita pelo Dr. Jorge Custódio, Director daquele espaço.


O mais impressionante, para mim, nem é tanto a famosa "janela manuelina" ou a "charola". É o autêntico livro de História da Arte que todo o conjunto é. Durante séculos foi-se construindo, acrescentando, demolindo, adaptando... de tal modo que a primeira impressão é de que tudo aquilo é caótico. Mas, aberto o livro, é só começar pela primeira página e ir folheando... Só claustros tem dez! ( e já foram 12!...)




Interroguei Jorge Custódio sobre o que pensa das especulações que se fazem àcerca dos Templários, pensando eu sobretudo na imensidão de escritos que proliferam por aí, sem qualquer rigor científico, atribuindo actualidade àquela Ordem, que estaria envolvida em história secretas de poder, magia, conspiração mundial, conhecimentos iniciáticos, etc.


A resposta dele foi pragmática: « Não tenho nada contra... No fundo, é bom que se fale dos Templários. A partir das especulações infundadas pode haver - e há! - quem chegue ao conhecimento histórico fundamentado... Talvez não seja por acaso que este é dos monumentos mais visitados, nem fechamos à Segunda-Feira...»



Visita apaixonante, a continuar sempre que possível. E a completar com a riquíssima História dos Templários.

3 comentários:

avelaneiraflorida disse...

Resposta de um digno sábio!!!!

Joaquim Moedas Duarte disse...

Eu sei que terias "adorado" fazer aquela visita. Pode ser que um dia...

Menina do Rio disse...

Concordo com o Jorge! Se nascemos com o dom de pensar, pq nos alienaríamos seguindo o que foi dito sem questionar? É assim que se chega a verdade. Antes da Lei da gravidade vivia-se achando que a terra era plana. Hoje sabemos que tem forma geloide e gira nos espaço.

Gostei da visita ao Fotografias!

Gracias!

beijos