Ontem - 17 de Maio - foi o "Dia da Espiga. "
Procurei o significado:
No calendário cristão, comemora-se a Ascensão de Jesus Cristo e, tradicionalmente, colhe-se a espiga de trigo para simbolizar a bênção dos primeiros frutos.Nalgumas regiões, as plantas colhidas não se resumem ao trigo, compondo-se ramos que incluem o malmequer, a papoila ou o ramo de oliveira e que devem ser guardados ao longo de um ano.A simbologia de cada planta é a seguinte: Espiga – pão, Malmequer – ouro e prata, Papoila – amor e vida, Oliveira – azeite e paz, Videira – vinho e alegria e Alecrim – saúde e força.
Eu sei que a tradição já não é o que era. Em lado nenhum. Mas o que me entristece é ver o desaparecimento de tradições nossas, genuínas e a sua substituição por macaquices de outras culturas que nada têm a ver connosco: o "Dias das Bruxas" e o "Dia de S. Valentim", por exemplo, introduzidos à pressão nas nossas escolas - enquanto a tradição da festa da natureza que era o Dia da Espiga, caíu por completo.
Isto não é nacionalismo parolo, acho eu. É que sinto o mesmo desconforto quando vejo - outro exemplo, bem longe daqui - jovens chineses a tocar rock e a vestirem da mesma forma que os jovens de Londres ou de New York.
6 comentários:
as MEMÒRIAS perdem-se...ando eu a dizer há muito tempo!!!!!
Vinha mesmo a calhar uns "Encontros" sobre o "Sagrado e o Profano", não?????
Em minha casa há uma outra tradição do Dia da Espiga; guardar um pão de um ano para o outro e comer o pão do ano anterior neste dia. O que é engraçado é que o pão está super duro, como uma tosta, mas muito saboroso. Tradições!!
Pois é! Mas as tradições estão a morrer, em nome do cosmopolitismo de consumo. Provavelmente é o correspondente cultural ao fenómeno físico do desaparecimento das calotes polares...
É verdade que deveríamos estar a recuperar as nossas tradições e não a importar outras que nada têm a ver connosco... Mas isso dá-me uma ideia para se algum dia tiver uma disciplina que me permita esse espaço... Recuperar as tradições perdidas da zona onde dou aulas...
Fica bem :)
Obrigado, Professorinha.
Quando tiveres uma Área de Projecto... uma Formação Cívica...
Se não resistirmos, a enxurrada tudo levará.
Vou tentando isso com os jogos tradicionais, mas vai muito devagarinho.
Enviar um comentário